Conheça a Região / Notícias Imobiliárias

Barra da Tijuca é o único bairro com crescimento ordenado




Imagem

Barra da Tijuca é considerado um bairro nobre do Rio de Janeiro, além disso, é o único 100% projetado e com crescimento ordenado da cidade. Foi uma das áreas que mais cresceu em decorrência do boom da construção civil e da oferta de espaços e novos empreendimentos, que acabaram atraindo grandes empresas para a região.

A Barra, como é chamada, é cobiçada por incorporadoras e empresas de diversos ramos porque tem amplos espaços verdes, muitos condomínios residenciais de altíssimo padrão e luxuosos shoppings. Além de ser cartão postal da cidade do Rio de Janeiro, o bairro é o endereço das sedes das principais empresas multinacionais e tem um elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Entre as grandes empresas que escolheram a região para instalar suas sedes ou filiais, encontram-se a Shell Brasil, a Esso Brasil, a Vale do Rio Doce, a Vivo, a Michelin, a Nokia, a Tim e a Unimed, além de grandes empresas de comunicação, shoppings, agências de publicidade e muito mais.

Na década de 1980, a o bairro viveu uma explosão demográfica, com praticamente todos os terrenos das principais avenidas ocupados por grandes condomínios residenciais, comércios e outros negócios.

O grande marco do desenvolvimento da Barra da Tijuca, entretanto, se deu com a administração do governador do estado da Guanabara Negrão de Lima, que encomendou ao urbanista Lúcio Costa um projeto para a região. O Plano Piloto da Barra de 1969, similar ao Plano de Brasília, de inspiração no urbanismo dos Estados Unidos, com grandes avenidas e grandes espaços abertos, marcou definitivamente o começo do estilo de vida da região.

A Barra da Tijuca também é um dos únicos bairros cariocas que possuem condomínios autônomos, ou seja, condomínios independentes com mini-shoppings, escola, igreja e infra-estrutura completa de lazer. Além disso, o bairro é exemplo em relação à sustentabilidade. Grande parte dos edifícios da Barra é ecologicamente correto.

fonte ZAP:
http://www.zap.com.br/imoveis/barra-da-tijuca+rio-de-janeiro/bairros

Publicado em 05/02/2014


Voltar
Entrar em contato via WhatsApp!